Thursday, October 09, 2014

Teorema da soma de probabilidades ou a regra do ou

Para bem entender a soma de probabilidades, ajuda dividir a questão em duas regras: a regra nº 1, para a soma de eventos mutuamente exclusivos e a regra nº 2, para a soma de eventos não mutuamente exclusivos.

                              Eventos mutuamente exclusivos

Se dois eventos não podem ocorrer ao mesmo tempo, dizemos que são mutuamente exclusivos. A ocorrência de um desses eventos exclui (impede) a ocorrência do outro.
                                                Exemplo
Quando você joga um dado, só pode ocorrer uma das faces. Então se a ocorreu a face “cinco”, ficou excluída a possibilidade de ter ocorrido qualquer outra face.


Regra 1 da soma (para eventos mutuamente exclusivos)

Se A e B são eventos mutuamente exclusivos, a probabilidade de ocorrer A ou B é igual à soma das probabilidades de ocorrer cada um deles. Escreve-se:



 Exemplo

Quando você joga um dado, só pode ocorrer uma das faces. Qual é a probabilidade de, em um lançamento, ocorrer 1 ou 6? Usando a regra 1 da soma, você calcula a probabilidade de ocorrer 1 e a probabilidade de ocorrer 6. Depois, soma essas probabilidades.

Exemplo

Imagine um pote de vidro com 11 bolinhas de diferentes cores: 3 azuis, 4 brancas, 2 vermelhas, 1 amarela, 1 verde. Qual é a probabilidade de, em uma só retirada, ocorrer bola verde ou bola amarela? Usando a regra 1 da soma, você calcula a probabilidade de ocorrer bola verde e a probabilidade de ocorrer bola amarela. Depois, soma essas probabilidades.

  Eventos não mutuamente exclusivos

Dois eventos A e B são não mutuamente exclusivos se eles têm pelo menos um resultado em comum.

Exemplo

Quando você joga um dado, só pode ocorrer uma das faces. Mas pense nos eventos: ocorrer “número ímpar” ou ocorrer “número maior do que quatro”. Esses dois eventos têm um resultado em comum: é o número cinco, que tanto pertence ao evento “número ímpar” como ao evento “número maior do que quatro”.
Veja a figura: “números ímpares” estão circundados por uma elipse azul e “números maiores do que quatro” por um retângulo vermelho. Se você contar o número de resultados que correspondem ao evento “número ímpar” e o número de resultados que correspondem ao evento “número maior do que quatro”, terá contado 5 duas vezes.  
                   
Regra 2 da soma (para eventos não mutuamente exclusivos)

Se A e B são dois eventos não mutuamente exclusivos, há uma sobreposição, isto é, existe pelo menos um resultado de A que também é resultado de B. Então a probabilidade de ocorrer A ou B é dada pela probabilidade de A, mais a probabilidade de B, menos a probabilidade de A e B (contada duas vezes). Escreve-se:



Exemplo

Quando você joga um dado, só pode ocorrer uma das faces. Qual é a probabilidade de, em um lançamento, ocorrer “número ímpar” ou ocorrer “número maior do que quatro”? Usando a regra 2 da soma, você calcula a probabilidade de ocorrer “número ímpar”, a probabilidade de ocorrer “número maior do que quatro” e probabilidade de ocorrer “número ímpar maior do que quatro”. Depois, aplica a regra 2:
Exemplo

Uma carta será retirada ao acaso de um baralho. Qual é a probabilidade de sair um rei ou uma carta de copas?
Como um baralho tem 52 cartas, das quais quatro são reis e 13 são de copas, alguém poderia pensar que a probabilidade de sair um rei ou uma carta de copas é dada pela soma
                           
 Mas esta resposta está errada porque o rei de copas é tanto rei como copas. Então o rei de copas teria sido contado duas vezes – como rei e como copas. 
Para obter a probabilidade de sair uma sair um rei ou uma carta de copas, some as probabilidades de sair rei e sair carta de copas e subtraia a probabilidade de sair o rei de copas, contado duas vezes:  
Exercícios

1. É dado o conjunto de dados: A={1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10}.
      a)    Qual é a probabilidade de, ao se tomar um número ao acaso desse conjunto A de dados, o número ser um ímpar menor do que 4 ou um ímpar maior do que 8?
    b)
    Qual é a probabilidade de, ao se tomar um número ao acaso desse conjunto A de dados, o número ser um ímpar ou múltiplo de 3?

     2. Qual é a probabilidade de, ao lançar um dado, sair número ímpar ou múltiplo de 3? 


3. Jogam-se um dado e uma moeda. O jogador ganha se sair “cara” na moeda ou “2” no dado. Qual é a probabilidade de o jogador ganhar arremessando juntos o dado e a moeda?
Respostas:
            1.  a) 3/10.
            1.  b) 3/5.
            2.  2/3
            3. 7/12

Como se chegar a essas respostas?

1.a) São 10 eventos possíveis.São eventos de interesse:ímpares menores do que 4, isto é, 1 e 3 e maiores do que 8, ou seja, só o 9. Veja os eventos de interesse em vermelho:
                     1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10. 
Daí, a resposta 3/10.
1.b) São 10 eventos possíveis.São eventos de interesse:ímpares ou múltiplos de 3. São ímpares: 1; 3; 5; 7; 9. São múltiplos de 3: 3; 6; 9. Veja que os números 3 e 9 foram contados duas vezes, porque são tanto números ímpares como múltiplos de 3. Usando a regra 2 da soma:
Veja as respostas de interesse marcadas em vermelho (ímpares) e circundadas por quadrado (múltiplos de 3):



2. São 6 eventos possíveis, dos quais 3 são números ímpares e 2 são múltiplos de 3, mas 3 é tanto ímpar como múltiplo de 3. Então, aplicando a regra 2 da soma:
                  
Veja as respostas de interesse marcadas em vermelho, múltiplos de 3 e em azul, os ímpares.


3. Veja: tanto faz sair “cara” na moeda ou “2” no dado, o jogador ganha nos dois casos. A probabilidade de sair “cara” na moeda é
  A probabilidade de sair “2” no dado é 
 No entanto, pode “sair cara” na moeda e “2” no dado em uma única jogada. A probabilidade desse evento é

 Logo, para calcular a probabilidade de o jogador ganhar, use a regra 2 da soma. A probabilidade pedida é
Veja também a tabela e conte: são 12 eventos possíveis; 7 são de interesse. Logo, a probabilidade pedida é 7/12.
 

16 comments:

Isa said...

Que ótima explicação! Transformou em algo super simples de se entender. Utilizarei esses exemplos em aula. Obrigada

Unknown said...

quando as bases são diferentes, vai mudar alguma coisa?
Ex:Um dado e uma moeda são lançados, qual a probabilidade de se obter uma coroa e um dois: Coroa:1/2 Dado:1/6. Tenho dúvidas sobre a base debaixo, haverá fatoração para igualar a base ou apenas vou somar?

Sonia Vieira said...

Qual é a probabilidade de coroa na moeda e 2 no dado? Regra do e, ou seja, teorema da multiplicação: 1/2 x 1/6 = 1/12.

Projovem Núcleo Magalhães Drumond said...

E como seria na regra do OU? Qual é a probabilidade de coroa na moeda OU 2 no dado?

Assucenio Tui said...

hoje é meu primeiro dia neste blog, achei por acaso, e ja resolvi maior parte de duvidas de estatistica que tinha, adorei o blog e vou seguir.
De:Moçambique

Jonatas Pereira de Campos said...
This comment has been removed by the author.
Jonatas Pereira de Campos said...
This comment has been removed by the author.
Jonatas Pereira de Campos said...
This comment has been removed by the author.
Jonatas Pereira de Campos said...

(Qual é a probabilidade de coroa na moeda OU 6 no dado?)

todas as repostas que foram dadas a essa pergunta estão erradas!
porque:

igual o exemplo do rei ou copas...
deve subtrair a probabilidade de repetições...
logo 1/6 + 1/2 esta ERRADO, por favor professores da vida ensinem isso também...
O CERTO SERIA >>>>> 1/6 + 1/2 - 1/12

O 1/12 é a Probabilidade de repetições... sair cara e tambem sair 6

No fim se ainda existe alguém que ache que estou errado...
faca a prova real verificando todos os anagramas e também reflitam sobre a necessidade de uma subtração em alguns casos pois se assim não fosse... 1/2 + 1/2 = 100%

Jonatas Pereira de Campos said...

b) Qual é a probabilidade de, ao se tomar um número ao acaso, o número ser um ímpar ou múltiplo de 3?

a resposta correta não é 3/5.
a resposta é 4/6

3/5 = 0.6

4/6 = 0.666666667

explicação:

# dados
Probabilidade de se um número par >>> 1/2
P/ de múltiplo de 3 >>> 1/3
P/ de ser par E múltiplo de 3 >>> 1/3 * 1/2 = 1/6

Então de acordo com a própria explicação a respeito da exceção da regra do OU... deve subtrair o resultado as repetições... ou seja 1/6

Então no final fica:
1/2 + 1/3 - 1/6
=
3/6 + 2/6 - 1/6
=
4/6

Sonia Vieira said...

Obrigada, o cumprimento ajuda.

Sonia Vieira said...

Obrigada, Jônatas, pela correção de minha resposta à pergunta:
"Vamos refazer a pergunta, para facilitar a discussão. Jogam-se um dado e uma moeda. O jogador ganha se sair “cara” na moeda ou “2” no dado. Qual é a probabilidade de o jogador ganhar em um só arremesso?"Refiz no texto, por facilidade do uso de sinais gráficos.
Quanto à questão b que segue, ainda acho que estou certa, mas não está clara a pergunta:
É dado o conjunto de dados: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10.
a) Qual é a probabilidade de, ao se tomar um número ao acaso, o número ser um ímpar menor do que 4 ou um ímpar maior do que 8?
b) Qual é a probabilidade de, ao se tomar um número ao acaso, o número ser um ímpar ou múltiplo de 3? Refiz esta pergunta e coloquei seu problema no texto. OBRIGADA.

Sonia Vieira said...

Minhas desculpas ao ProJovem Núcleo Magalhães Drummond que em 22/8/18 me dirigiu uma pergunta que respondi errado. Só agora, 10/4/19 fui corrigida, por Jônatas Pereira de Campos. Coloquei a resposta dele no texto, pela facilidade de sinais gráficos. E quero deixar claro: toda correção é bem vinda. Nosso ofício é ensinar, ensinar certo.

Jonatas Pereira de Campos said...

OK👍

Ficou muito bom agora e fácil de entender!
Ótimo trabalho Sonia Vieira!



Unknown said...

acredito que nesse caso faz o mmc

Unknown said...

Seu blog é excelente. Parabéns.